A diretoria da ASIBRAM esteve reunida na manhã de hoje (13/01) com o Secretário de Meio Ambiente, André Lima, com vistas a iniciar as tratativas para aumentar o número de vagas da Carreira de Atividades do Meio Ambiente bem como promover a correção salarial entre servidores ocupantes do mesmo cargo.
Foi apresentado ao Secretário a importância e a necessidade de se criarem novas vagas para a carreira, visto que, atualmente, existe um quantitativo de servidores em exercício superior ao número de vagas e, ainda assim, o número se mostra insuficiente para que o IBRAM cumpra a sua missão institucional.
Na oportunidade, também apresentamos toda a problemática envolvida na diferença salarial que há entre ocupantes do mesmo cargo no âmbito da Carreira de Atividades do Meio Ambiente, pleiteando a intervenção do Secretário na sua resolução.
Relativamente ao primeiro pleito, espera-se que o processo autuado e em tramitação desde 2012 seja revisado e se transforme em um Projeto de Lei para ser votado pela CLDF. A aprovação desse projeto é de fundamental importância para que, futuramente, o IBRAM possa pleitear a abertura de um novo concurso público.
No que se refere ao pleito de equiparação salarial, André ponderou que é preciso propor não só a correção de salários como também a realização de um novo concurso público como solução para as dificuldades financeiras vividas pelo GDF. Segundo ele, é preciso se pensar em um "Programa de Fortalecimento do Órgão Ambiental" onde sejamos capazes de demonstrar os impactos financeiros positivos na economia local advindos da valorização dos servidores e da contratação de novos. Além disso, é necessário rever urgentemente os preços públicos cobrados pelo IBRAM e aproveitar de uma melhor forma os recursos provenientes da Compensação Ambiental e Florestal. Somente assim, o IBRAM passaria a ser credor perante ao governo adquirindo, de fato, autonomia financeira que lhe permita fazer proposições desse tipo.
Frente ao apoio do Secretário, a ASIBRAM irá se mobilizar para que, até o final do mês de maio desse ano, as autoridades competentes do IBRAM possam finalizar o processo de revisão de preços públicos e adotem as medidas necessárias para a realização do estudo que indique os impactos financeiros positivos advindos da contratação de novos servidores.
Você pode ler o teor da carta entregue ao Secretário clicando aqui.