465

A diretoria da ASIBRAM esteve reunida na manhã de hoje (13/01) com o Secretário de Meio Ambiente, André Lima, com vistas a iniciar as tratativas para aumentar o número de vagas da Carreira de Atividades do Meio Ambiente bem como promover a correção salarial entre servidores ocupantes do mesmo cargo.

Foi apresentado ao Secretário a importância e a necessidade de se criarem novas vagas para a carreira, visto que, atualmente, existe um quantitativo de servidores em exercício superior ao número de vagas e, ainda assim, o número se mostra insuficiente para que o IBRAM cumpra a sua missão institucional.

Na oportunidade, também apresentamos toda a problemática envolvida na diferença salarial que há entre ocupantes do mesmo cargo no âmbito da Carreira de Atividades do Meio Ambiente, pleiteando a intervenção do Secretário na sua resolução.

Relativamente ao primeiro pleito, espera-se que o processo autuado e em tramitação desde 2012 seja revisado e se transforme em um Projeto de Lei para ser votado pela CLDF. A aprovação desse projeto é de fundamental importância para que, futuramente, o IBRAM possa pleitear a abertura de um novo concurso público.

No que se refere ao pleito de equiparação salarial, André ponderou que é preciso propor não só a correção de salários como também a realização de um novo concurso público como solução para as dificuldades financeiras vividas pelo GDF. Segundo ele, é preciso se pensar em um "Programa de Fortalecimento do Órgão Ambiental" onde sejamos capazes de demonstrar os impactos financeiros positivos na economia local advindos da valorização dos servidores e da contratação de novos. Além disso, é necessário rever urgentemente os preços públicos cobrados pelo IBRAM e aproveitar de uma melhor forma os recursos provenientes da Compensação Ambiental e Florestal. Somente assim, o IBRAM passaria a ser credor perante ao governo adquirindo, de fato, autonomia financeira que lhe permita fazer proposições desse tipo.

Frente ao apoio do Secretário, a ASIBRAM irá se mobilizar para que, até o final do mês de maio desse ano, as autoridades competentes do IBRAM possam finalizar o processo de revisão de preços públicos e adotem as medidas necessárias para a realização do estudo que indique os impactos financeiros positivos advindos da contratação de novos servidores.

Você pode ler o teor da carta entregue ao Secretário clicando aqui.

844

O ano de 2015 mal começou e a ASIBRAM está trabalhando exaustivamente pela valorização da carreira do meio ambiente. Logo no dia primeiro, integrantes da diretoria compareceram na posse do Governador que ocorreu na Câmara Legislativa, parabenizando e desejando sucesso aos novos integrantes do governo.

Em seguida, no último dia 3, a ASIBRAM esteve junto ao Governador no primeiro grande plantio de árvores pela cidade.  Ao todo foram plantadas cerca de 500 mudas no Parque Sucupiras, localizado no Sudoeste. A intenção do governo é fazer ações semelhantes em todas as cidades satélites do Distrito Federal.

 

Já na quarta feira, dia 7/01, estivemos presentes no evento realizado pela SEMA/DF com todos os servidores do Sistema Meio Ambiente. Além dos subsecretários empossados, participaram da reunião os representantes do IBRAM/DF, Jardim Zoológico, Jardim Botânico e da ADASA. Na oportunidade, a ASIBRAM se colocou à disposição do governo e de sua equipe para auxiliar no que for necessário.

 

Logo após o evento, a ASIBRAM conseguiu marcar um momento com o Secretário de Meio Ambiente para discussão dos pleitos da categoria. O concurso público e a equiparação salarial serão tratados como prioridade, em virtude da relevância dessas demandas.

Além da reaproximação com o Governo, a ASIBRAM tem firmado novas parcerias com entidades de classe. No evento do dia 7 fomos homenageados pela Associação dos Servidores do Zoológico, ASSPOLO, como reconhecimento pela forma como os trabalhos estão sendo conduzidos.